Início » Dicas Jóias » 6 golpes de diamante mais comuns

6 golpes de diamante mais comuns

golpes de diamante

Quando se trata de golpes de diamante, existem vários golpes a serem evitados. A maioria dos golpes são menores, mas existem alguns grandes que surgem de tempos em tempos sobre a compra e venda de diamantes. Golpes ocorrem simplesmente porque a maioria das pessoas que compram diamantes – por qualquer motivo – não sabe muito sobre diamantes. Portanto, eles são facilmente enganados.

As joalherias gostam de mostrar seus diamantes em luzes brilhantes. As luzes fazem os diamantes brilharem. Peça para ver o diamante em um tipo de iluminação diferente e mais escuro também. As joalherias também costumam executar golpes de ‘fluorescência’ em graus variados. Referir-se a um diamante como um diamante azul-branco é uma farsa. Um diamante azul-branco soa muito único e especial, mas, na verdade, esse tipo de diamante é de menor qualidade – mesmo que o joalheiro tente fazer você pensar que está recebendo algo especial.

golpes de diamante

Um dos golpes de diamante comum que a maioria das joalherias participa é o golpe Carat Total Weight. A etiqueta na peça de joalheria, geralmente um anel, indica apenas o peso total em quilates de todos os diamantes da peça, em vez de listar os pesos totais separadamente para cada diamante. Isso leva o consumidor a acreditar que o diamante principal da peça é, na verdade, maior do que é. Pergunte qual é o peso total em quilates da pedra central. Cuidado também com frações. As joalherias podem arredondar os pesos dos diamantes. Isso significa que se o joalheiro lhe disser que é um diamante de ¾ quilate, provavelmente está entre ½ e ¾ quilate – mas mais próximo de ¾.

Alguns joalheiros verdadeiramente inescrupulosos têm como alvo aqueles que querem avaliações de diamantes que lhes foram dados como presentes ou que foram comprados em outro lugar. Eles tentarão lhe dizer que o diamante não tem valor, ou vale menos do que realmente vale – e oferecer para tirá-lo de suas mãos ou trocá-lo por um diamante muito melhor, junto com o dinheiro para compensar a diferença. Isso é chamado de baixa bola. Obtenha uma segunda, terceira e até uma quarta opinião antes de tomar qualquer ação.

As joalherias costumam executar golpes de ‘fluorescência’ em graus variados. Referir-se a um diamante como um diamante azul-branco é uma farsa. Um diamante azul-branco soa muito único e especial, mas, na verdade, esse tipo de diamante é de menor qualidade – mesmo que o joalheiro tente fazer você pensar que está recebendo algo especial. As joalherias também gostam de mostrar seus diamantes em luzes brilhantes. As luzes fazem os diamantes brilharem. Peça para ver o diamante em um tipo de iluminação diferente e mais escuro também.

Outro truque sujo comum é trocar o diamante que você escolheu e pagou por um de menor qualidade e valor quando você o deixa para ser colocado em uma peça de joalheria ou deixa um anel de diamante para ser dimensionado. A única maneira de evitar isso é fazer negócios com um joalheiro confiável. Evite joalheiros com os quais você não fez negócios no passado.

Existem muitos outros golpes que as joalherias costumam atrair consumidores desavisados. Basta usar seu bom senso e comprar seus diamantes com o máximo cuidado e consideração.